Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Por Danilo Viegas

Bares e restaurantes, além de acolher a diversidade do público, também podem mudar a realidade de várias pessoas abrindo portas para o trabalho. Foto: Midjourney

O dia do orgulho LGBTQIA+ (28 de junho) chega tingido pelas cores do arco-íris, ecoando a luta e a pluralidade. Mais que bandeiras tremulando, este período serve como um lembrete da importância da diversidade em todos os aspectos da vida, inclusive no mundo dos bares e restaurantes, responsável por 6 milhões de empregos diretos no Brasil e conhecido por ser porta de entrada para o primeiro emprego.

Em um setor que pulsa com a energia da comunidade, abrir as portas para pessoas LGBTQIA+ transcende o ato de inclusão, representando uma oportunidade estratégica de celebrar a riqueza de talentos, perspectivas e experiências que tornam cada indivíduo único e especial.

Preconceito é barreira de acesso ao mercado de trabalho

O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, segundo o relatório da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Por outro lado, o número de pessoas trans absorvidas pelo mercado de trabalho formal tem crescido a cada ano no país.

De acordo com um dossiê da Transempregos, plataforma que conecta profissionais a vagas de trabalho, em 2022 houve um aumento de 40% das contratações em comparação com o ano anterior, com 1113 profissionais contratados.

Ainda assim, há um longo caminho pela frente já que apenas 4% da população trans feminina possui empregos formais no Brasil, de acordo com dados do Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2021, publicado em 2022 pela Antra.

No entanto, dados do Center for Talent Innovation revelam uma realidade preocupante: 61% das pessoas LGBTQIA+ já sofreram discriminação no trabalho, e 33% das empresas brasileiras não contratariam pessoas LGBTQIA+ para cargos de liderança.

No caso das pessoas trans, a situação se agrava ainda mais: apenas 1% ocupam vagas no mercado formal.

Um ambiente inclusivo que valoriza a diversidade impulsiona a criatividade, a inovação e a resolução de problemas, gerando ideias e soluções que podem impulsionar o crescimento e a competitividade da empresa.

Imagine um bar onde todos se sintam acolhidos, onde a identidade de gênero e a orientação sexual não sejam motivo de constrangimento, mas sim de celebração. Imagine um restaurante onde a criatividade transborde, impulsionada por diferentes vivências e perspectivas. Essa é a verdadeira receita para o sucesso: um ambiente inclusivo que reconhece o potencial de cada indivíduo e o transforma em valor para o negócio.

Ao celebrar o Orgulho LGBTQIA+, os bares e restaurantes não apenas cumprem um papel social, mas também investem em seu próprio futuro. A diversidade não se resume a um slogan bonito, mas sim a um ingrediente essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Portanto, neste mês de junho, que o orgulho LGBTQIA+ se traduza em ações concretas. Que os cardápios e cartas de vinhos se tornem palcos da diversidade, onde cada pessoa possa se sentir livre para ser quem realmente é e contribuir com seu talento único para a construção de um futuro mais saboroso e justo para todos.

Lembre-se: a diversidade é a chave para um futuro próspero e inovador. E no mundo dos bares e restaurantes, essa chave abre as portas para um sucesso com sabor único.


Danilo Viegas é chefe de redação da revista Bares & Restaurantes e apresentador do podcast O Café e a Conta

Comentários