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Desenvolver estratégias de gestão em diversos setores de um empreendimento é crucial para o crescimento e amadurecimento de negócios

Além de garantir a sustentabilidade econômica do negócio, uma gestão eficaz em bares e restaurantes é fundamental para proporcionar uma experiência consistente aos clientes. Foto: Divulgação

Ao ampliarmos nosso conhecimento, especialmente em gestão, adquirimos a capacidade de resolver problemas mais complexos, pois os maiores desafios do setor estão frequentemente ligados à gestão.

Uma gestão eficaz em bares e restaurantes não só assegura a sustentabilidade econômica do negócio, mas também é crucial para oferecer uma experiência consistente aos clientes.

Isso abrange desde o treinamento contínuo da equipe até decisões financeiras inteligentes, que permitem ao empreendedor participar de eventos como o Brasil Sabor. Este evento promove a criação de pratos únicos com ingredientes típicos de cada região do país.

O festival gastronômico, promovido pela Abrasel, chega à sua 18ª edição com o tema "Pra toda gente e pra todo gosto" a partir do dia 16 de maio, e contará com a participação de mais de 700 estabelecimentos em todo o país.

Em entrevista ao podcast "O café e a conta", Vitor Macambira, empresário, consultor e um dos fundadores da Gas Company, uma empresa de consultoria em gestão gastronômica, destacou a importância de uma boa gestão em restaurantes para possibilitar a participação em festivais como o Brasil Sabor. Confira um trecho da entrevista:

Bares&Restaurantes: A qualidade de vida é fundamental para que a equipe e os empreendedores desempenhem um bom trabalho no ambiente de bares e restaurantes. Como é que o empresário consegue identificar que os funcionários estão insatisfeitos?é

Vitor Macambira: Se não houver um recrutamento eficaz, uma gestão de pessoas bem estruturada, e lideranças capacitadas para gerir a equipe operacional, a probabilidade de uma gestão de equipe deficiente e consequente insatisfação é alta.

Os principais pontos que podem contribuir para a insatisfação ou para um clima negativo entre os membros da equipe são os seguintes: primeiro, a falta de princípios ou valores claros estabelecidos para o negócio. A ausência de diretrizes comportamentais pode resultar em conflitos e insatisfação entre os colaboradores.

Em segundo lugar, a falta de liderança adequada é um problema. Se a liderança, seja do proprietário ou de gestores, não for eficaz na gestão da equipe operacional, como garçons e cozinheiros, é provável que a gestão seja deficiente, causando um clima desfavorável.

O terceiro ponto é a ausência de objetivos claros para o negócio. Quando não está evidente para a equipe o crescimento e como ela se encaixa nesse processo, isso pode resultar em uma equipe desmotivada, levando a problemas de desempenho.

Por último, a falta de um processo eficiente de recrutamento também pode ser prejudicial. Se o empresário não selecionar candidatos alinhados com a cultura e valores da empresa, isso pode impactar negativamente a equipe e, consequentemente, a satisfação dos colaboradores e do próprio empresário.

Como identificar as falhas ou ausências na gestão que podem impactar negativamente no faturamento e na satisfação dos clientes em um negócio?

Existem cinco indicadores importantes para enxergar em um negócio para ter um diagnóstico no desempenho.

O primeiro é sobre o faturamento. É claro que o faturamento é importante. Ele é um indicador do nosso crescimento e da nossa penetração no mercado, o que não pode ser subestimado. No entanto, o faturamento é apenas um dos indicadores. Às vezes, ficamos obcecados com números grandes sem considerar o que realmente importa, que é o lucro. No final das contas, o que realmente importa é o desempenho do negócio, ou seja, quanto precisamos gastar para atingir esse faturamento.

Há muitas empresas que ficam obcecadas com o faturamento, mas eu já vi muitos casos de estabelecimentos com filas na porta que acabaram falindo. O segredo não está apenas em faturar, mas sim em faturar com baixo custo e, a partir disso, obter um bom lucro. Portanto, o faturamento é importante como medida de crescimento.

Em segundo lugar, o lucro. Precisamos entender claramente o quanto estamos lucrando. Esta é uma informação crucial para identificar possíveis problemas. Uma vez que compreendemos nossa margem de lucro, podemos identificar o que está causando essa lucratividade baixa.

Em terceiro lugar, o saldo de caixa. Não é suficiente saber quanto estamos lucrando; precisamos saber quanto está sobrando no caixa, ou se não está sobrando nada. É necessário entender se o saldo de caixa é positivo ou negativo, pois o sucesso ou fracasso dos negócios está diretamente ligado ao caixa.

Por fim, mas não menos importante, precisamos entender a satisfação do cliente. Podemos medir de forma objetiva como os clientes se sentem em relação ao negócio. Se a nota estiver caindo, significa que o empreendedor está perdendo clientes.

Medir a satisfação do cliente é medir a qualidade do serviço, o que também pode revelar lacunas em um negócio. Portanto, medir esses indicadores - faturamento, lucro, saldo de caixa e satisfação do cliente - nos dará uma visão completa do nosso negócio.

Qual dica você dá para aqueles negócios que estão lutando para conseguir sobreviver nesse mercado em constante mudança?

Acredito que através do conhecimento. Temos capacidades infinitas de resolver problemas, se expandirmos nossas habilidades em gestão, por exemplo, para assim, conseguir resolver problemas maiores, já que os maiores desafios do setor estão relacionados com a gestão.

Não é porque eu sei cozinhar que eu sou um bom gestor. Não é porque eu tenho muita força de vontade que eu sou um bom gestor. Não é porque eu tenho coragem que eu sou um bom gestor. Isso tudo é muito importante. Mas você precisa ser mais gestor nesse momento do que empreendedor que tem coragem, ou um grande líder.

Inicialmente, o empreendedor precisa ter um bom conhecimento em gestão, porque isso é que vai fazer você dar o próximo passo de resolução de problemas, e ao longo do tempo, o empresário vai adquirindo outros conhecimentos.

E com uma gestão eficiente e eficaz, participar de festivais gastronômicos para expandir ainda mais o empreendimento fica mais fácil, não é, Vitor?

Sim. O empreendedor para de apagar incêndios operacionais e começa a trabalhar em um campo mais estratégico, procurando feiras, festivais, indo aos concorrentes, entendendo como é que eles gerem seus negócios, para absorver inovações e trazer melhorias.

Como que a participação em festivais, como o Brasil Sabor pode alavancar a visibilidade e o faturamento dos empreendimentos?

Quando o empreendedor participa de um festival, o nome da marca vai estar exposto para pessoas, clientes, o público que se interessam em eventos como esse, sendo uma oportunidade de concentrar a atenção nesses players.

Por exemplo, um possível cliente que está em Fortaleza e vai até um restaurante participante do Brasil Sabor, tenha a oportunidade de ver sua marca, sua comida, então, nesse processo você foi exposto para essa pessoa. Isso é uma chance de ganhar clientes e aumentar visibilidade e mais visibilidade, consequentemente mais oportunidades de aumentar o faturamento futuro.

Confira abaixo a entrevista completa com Fernando Junior para o podcast O Café e a Conta!

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