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Fundador da Polity Academy e mentor de negócios de alimentação fora do lar, Politi fala sobre a importância de um negócio com propósitos para criar uma boa cultura que engaja funcionários

Uma cultura empresarial saudável é um elemento de grande valia quando se trata de segurar funcionários. Foto:O Café e a Conta

Ter uma equipe engajada e que compartilhe dos mesmos ideais de uma empresa é fundamental para além de manter sua equipe na mesma sintonia, garantir a entrega de um serviço de alta qualidade e a satisfação dos clientes.

Em entrevista ao podcast O Café e a Conta, Marcelo Politi, fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação fora do lar, por meio de cursos de gestão conversou um pouco sobre as estratégias para motivar os funcionários de um bar ou restaurante, visando pensar em propósitos e engajamento entre equipe.

Marcelo também é um dos palestrantes do Fórum Bares e Restaurantes, que será realizado no dia 13 de junho na Fispal Food Service em São Paulo.

Confira um trecho da entrevista a seguir:

O Café e a Conta: Para começarmos nosso podcast, o que é trabalhar com propósito, Marcelo? Existe uma diferença entre trabalhar com e sem propósito? O que muda na vida do colaborador e do empreendedor ao ter uma equipe com propósito?

Politi: Faz uma diferença muito grande. Hoje temos que pensar em como as pessoas buscam trabalho, quais são eles, o que mudou nessa busca e qual a motivação para trabalhar no ramo do food service, em bares e restaurantes.

O empresário, antigamente, tinha uma fartura de mão de obra, e quando você tem essa fartura, talvez não tenha que se preocupar tanto com a retenção. Hoje em dia, é muito difícil fazer com que as pessoas se empolguem para trabalhar em um bar ou restaurante, porque elas têm muitas opções.

As pessoas estão buscando outras coisas, porque o trabalho de um restaurante é muito difícil e estressante. A pessoa tem que gostar muito daquilo e tem que estar em um ambiente de trabalho que ela curta para poder trabalhar bem.

E o que eu vejo na grande maioria dos restaurantes que encontro por aí é uma falta de metodologia dos donos para lidar com pessoas. Como existem tantas possibilidades, a oferta de trabalho do dono de restaurante tem que ser muito apetitosa para conquistar essa galera que está chegando no mercado.

Então o propósito é uma das coisas mais importantes, principalmente para o jovem trabalhador, que é maioria na indústria de bares e restaurantes.

Hoje em dia, muito mais do que antigamente, o colaborador quer saber sobre a organização em que trabalha. É só sobre ganhar dinheiro? A intenção daquela organização é fazer grana? Isso não comove mais ninguém. As pessoas estão buscando uma empresa para trabalhar que siga um propósito.

E o que é propósito? É aquilo que nos move e que vamos compartilhar com todo mundo no trabalho. É aquele brilho no olho da pessoa que inaugurou o restaurante para alguma coisa que não seja simplesmente ganhar dinheiro.

E o funcionário, quando começa a trabalhar naquela organização, percebe imediatamente. Então essa mensagem tem que ser transmitida o tempo todo, não é só botar um quadro na parede dizendo ”meu propósito é tal”. Não, ele tem que viver aquilo, acreditar naquilo, e mostrar para as pessoas que está trabalhando que ele tem valores.

O propósito sem valores é uma palavra vazia. Os valores são as coisas em que você acredita. Você tem esse propósito, que é essa coisa mais forte, que está mais dentro de você, que sai do seu peito, mas você tem os valores, que é uma coisa mais palpável e mais fácil das pessoas entenderem.

Como identificar que sua equipe está desmotivada e com os valores abalados? Quais são os principais sinais de que a equipe perdeu o propósito? E como o empreendedor pode abordar a equipe de forma acolhedora para restabelecer o propósito e os valores?

Tenho cinco valores principais, sendo eles: ser apreendedor, seguir processos, trabalhar em equipe, ter compromisso e demonstrar entusiasmo.

Valorizo esses aspectos em todos que trabalham comigo. As pessoas se desconectam quando deixam de acreditar nesses valores, e para evitar isso, é essencial monitorar de perto e repetir sempre esses princípios.

É importante reforçar os valores do empreendimento quando você estiver em contato com sua equipe. Estimule-os a compartilhar histórias que exemplificam esses valores, isso pode ajudar a perpetuar a cultura da empresa e a manter os funcionários engajados.

Para detectar desengajamento, é necessário ter um um sistema de avaliação, que muitos empresários evitam por medo ou desconforto, mas é um passo crucial. É importante ter essas conversas mais difíceis regularmente, focando nos valores da empresa e oferecendo feedbacks positivos e trate-as como oportunidade para fortalecer a cultura e alinhar expectativas.

A chave para os empreendedores é uma aproximação com seus colaboradores também. Você pode nos explicar melhor sobre a importância dessa aproximação?

O objetivo de todo empreendedor é se afastar da operação. Isso significa criar uma cultura e um sistema que funcionem sem sua presença constante.

Isso porque o papel do empreendedor não é estar no balcão, dar feedbacks constantes aos funcionários ou cuidar dos detalhes operacionais. O verdadeiro objetivo do empreendedor é crescer, multiplicar negócios e alcançar prosperidade. Se, após anos, ele ainda está envolvido nos mínimos detalhes, não está cumprindo seu propósito.

O empreendedor deve formatar seu negócio com processos bem definidos e documentados, facilitando a integração de novos funcionários. Além disso, deve criar uma cultura organizacional forte, onde a equipe gerencia e melhora os processos de forma independente.

O sucesso do empreendedorismo é construir uma "máquina" que funcione sem sua presença direta. Isso permite ao empreendedor focar em expandir o negócio, abrir novas unidades e planejar futuros projetos, enquanto o negócio existente opera eficientemente por si só.

Confira abaixo a entrevista completa com Marcelo Politi para o podcast O Café e a Conta!

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