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A gestão da experiência do cliente emerge como uma abordagem estratégica para cultivar e conquistar novos públicos em bares e restaurantes

Priorizar o cliente, adotar uma abordagem centrada nele e construir relações sólidas são essenciais para garantir a fidelidade e impulsionar o crescimento do negócio a longo prazo. Foto: Midjourney

Os benefícios de uma experiência positiva para o cliente refletem diretamente nos resultados financeiros e na reputação do empreendimento.

Segundo pesquisa realizada pelo blog O novo mercado, revela que clientes satisfeitos gastam mais e são mais propensos a recomendar a marca a outros. Além disso, a reputação do negócio é fortalecida, atraindo novos consumidores e gerando um ciclo virtuoso de crescimento.

Pilares fundamentais:

1. Personalização: é fundamental conhecer profundamente seu público-alvo para compreender suas características, desafios e necessidades é possível satisfazer seus desejos e expectativas de forma eficaz.

2. Expectativas: é crucial ouvir atentamente os clientes e utilizar as informações obtidas através de pesquisas de satisfação para trabalhar com os dados provenientes de sua base de clientes.

3. Resolução: apesar dos grandes investimentos em processos e gestão da experiência do cliente, é comum ocorrerem falhas no relacionamento entre empresa e cliente. Portanto, agir prontamente para resolver problemas e conflitos é uma forma de demonstrar preocupação com a satisfação do cliente.

4. Tempo e Esforço: com os consumidores buscando cada vez mais agilidade,é importante oferecer transações rápidas, simples e sem complicações excessivas. Além disso, para atender a essas expectativas, é fundamental que o empreendimento compreenda bem os pontos de contato.

5. Empatia: colocar-se no lugar do consumidor para oferecer o melhor em suas interações é essencial. Isso requer mais do que apenas investir em ferramentas; é necessário investir nas pessoas para que transmitam o melhor da marca ao público.


Estratégias para implementar:

1. Cultura centrada no cliente: todos os membros da equipe devem estar alinhados com a missão de proporcionar a melhor experiência possível ao cliente.

2. Canais de comunicação: mapear e integrar todos os pontos de contato entre o cliente e a marca, garantindo uma experiência consistente e unificada.

3. Investimento em Treinamentos: além de garantir que os funcionários estejam alinhados com as missões do empreendimento, capacitar os colaboradores é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade.

4. Engajamento do cliente: estabelecer canais de comunicação bidirecionais para ouvir o feedback do cliente e envolvê-lo ativamente no aprimoramento dos produtos e serviços. Isso pode ser feito através de métricas e indicadores para avaliar continuamente a satisfação do cliente.

Colocar o cliente no centro das operações, adotar uma abordagem centrada no cliente e cultivar relacionamentos sólidos são passos fundamentais para garantir a fidelidade do cliente e impulsionar o crescimento do negócio a longo prazo.

*Conteúdo feito com informações do blog Harmo

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