Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

No último texto sobre os biomas brasileiros e sua gastronomia, vamos conhecer mais sobre os Biomas Costeiros; presente em toda costa do país, apresenta diversos habitats e suas singularidades na gastronomia agradando os mais variados paladares

Por Carolina Cerqueira

A construção dessa gastronomia é baseada em uma mescla de influências, como a indigena, por exemplo, afirma Julio Lemos, empresário e chef do restaurante Papaguth em Vitória. Foto: Instagram/ Papaguth

A 18ª edição do Festival Brasil Sabor, que começou neste mês de maio e vai até o dia 02 de junho, é uma jornada gastronômica que celebra as raízes brasileiras de cada região, apresentando pratos que exaltam ingredientes e técnicas de preparo autênticas do nosso país.

Para conhecer melhor nossa culinária, iniciamos uma série de reportagens que exploram as técnicas, ingredientes e a preparação de chefs para o festival por meio dos biomas. No último texto, conhecemos mais sobre o Pampa; bioma que apresenta muitas riquezas naturais que se refletem em suas diversas formas gastronômicas.

Neste último texto da série, vamos conhecer mais sobre os biomas costeiros, que abriga diversos ingredientes que juntos conseguem compor pratos cheios de diferentes texturas, cores e sabores que agradam uma variedade de paladares pelo Brasil.

O banquete de biodiversidade à beira-mar dos biomas costeiros

O bioma costeiro brasileiro se estende por mais de 8.500 km de litoral, presente em todos os estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, o bioma abrange diferentes tipos de habitats, como praias, restingas, manguezais e recifes de coral, se destacando por ser uma região rica biodiversidade e culinária singular.

Cada região possui suas especialidades e receitas tradicionais, transmitidas de geração em geração. No Norte, o Tacacá, um caldo feito com goma de tapioca e tucupi, é um prato típico, enquanto no Sul, o Arroz de Cuxá, com vinagreira e camarão seco, conquista os paladares.

No Litoral Sudeste do Brasil, as dunas costeiras, presentes no Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo, por exemplo, são compostas por paisagens montanhas esculpidas pelo vento e adornadas por vegetação resiliente.

Rodrigo Vervloet, presidente da Abrasel no Espírito Santo e também empresário, dono do Bar Seu Joaquim, conta que além dos frutos do mar, que são abundantes por lá, eles também buscam usam insumos de outras regiões do país;

“Temos facilidade de mesclar ingredientes de diversas regiões porque estamos em um localizado muito central, cheio de portos. Por aqui, existe uma movimentação portuária muito importante, o que acaba trazendo também para nós essa presença de diversos ingredientes, influenciando a culinária capixaba”, afirma o empresário.

Além disso, Rodrigo busca oferecer uma experiência gastronomia através de seu cardápio mesclando o tradicional com o criativo ; “buscamos transpassar essas mescla através de nossos produtos, nossos insumos tradicionais e misturá-los para podermos ter um resultado diferente sempre, trazendo novidades, mas sem perder a nossa essência.”

Com uma localização costeira, e maior disponibilidade de frutos frescos, alguns pratos como o bobó de camarão são comuns de serem encontrados em estados do norte ao sul do país, mas cada uma com sua particularidade, assim como faz Julio Lemos, empresário e chef do restaurante Papaguth em Vitória, no Espírito Santo.

“Apesar de não sair muito do tradicional, buscamos adaptar as receitas usando os ingredientes que temos disponíveis. Temos bobó de camarão, moquecas, por exemplo, que são encontrados no Rio de Janeiro, na Bahia, mas que são diferentes desses estados, porque não usamos o dendê, nem o leite de coco, então essas receitas se diferenciam um pouco.”

O empresário também salienta as influências da gastronomia do estado, suas origens e demais inspirações, “a nossa culinária do litoral é basicamente uma cozinha indígena, utilizamos as panelas de barro, que são coisas aqui dos ancestrais nossos, apensar de ser bem primitiva, é funcional, ela aguenta um bom tempo de calor e é bonito, o artesanato também está presente em nossa cultura e em nosso restaurante. “

Brasil Sabor

A 18ª edição do festival Brasil Sabor, com o tema "Pra toda gente e pra todo gosto", acontece de 16 de maio a 2 de junho de 2024. Organizado pela Abrasel, o evento incentiva restaurantes em todo o país a criarem pratos especiais que celebram a diversidade da gastronomia brasileira.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Comentários