Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Já em sua primeira edição, o Fórum Bares&Restaurantes acredita na democratização da IA no setor, como torna explícito a palestra de Lucas Brossi

Destaque no evento, Lucas Brossi aproximou a IA generativa da realidade de bares e restaurantes ao mostrar como dar início a essa jornada tecnológica para obter melhores resultados. Foto: Acervo pessoal

Head de IA na Bain & Company, consultoria estratégica global, Lucas Brossi atua pela empresa nas áreas de ciência de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial na América Latina.

Combinado à sua ampla experiência com estratégia de negócios, Lucas foi um dos destaques do Fórum Bares&Restaurantes, ao apresentar o tema “Como aplicar a IA generativa nos negócios”.

No evento, ele apontou aos empreendedores e profissionais do setor oito áreas com baixo risco para começar:

1. Menu

Usar a IA generativa para aprimorar o menu pode trazer diversas vantagens. Além de melhorar o design dos cardápios físicos e virtuais, é possível também otimizar a seleção dos pratos, por meio de ações focadas nos seguintes eixos:

• Variedade de pratos e ingredientes

• Inclusão de ingredientes regionais e sazonais

• Personalização do cardápio

2. Gerenciamento de estoque

Com base em informações da operação do restaurante, a IA generativa é capaz de apoiar no controle de insumos:

• Fazendo previsão de demanda, para auxiliar nas compras futuras

• Monitoramento da quantidade de insumos em estoque

• Rastreabilidade de ingredientes, que ajuda a acompanhar sua origem, processamento e distribuição para garantir a qualidade e segurança dos alimentos

• Gestão de estoque em tempo real

3. Marketing e promoções

Muito além do design de peças publicitárias, a ferramenta também auxilia no direcionamento do maketing conforme as plataformas usadas para realizar campanhas e outras áreas como:

• Personalização do marketing

• Análise de dados

• Marketing orientado à localização

• Monitoramento de redes sociais e coleta de dados na internet

4. Promoções:
A IA genererativa pode trazer bons resultados quando aplicada para definir um calendário de promoções e para atuar na sua personalização.

5. Ações da área operacional

O cuidado com o trabalho dos funcionários também pode ser beneficiado:

• Recrutamento de talentos

• Previsão da demanda por mão de obra no restaurante e alocação de funcionários, com definição de turnos, funções e responsabilidades

• Monitoramento da satisfação dos funcionários para reduzir a rotatividade

6. Reservas

A IA generativa também pode ajudar empreendedores de bares e restaurantes a garantir uma melhor experiência para os clientes no salão ao fazer a gestão de reservas, incluindo o gerenciamento de assentos, e a gestão da lista de espera.

Coleta de pedidos

É possível otimizar o atendimento em diversas outras frentes, como a coleta de pedidos em:

Drive-thru

• Totens de autoatendimento

• Tablets disponibilizados na mesa

• E também por meio de soluções na gestão dos pedidos

Experiência do consumidor:

A inteligência artificial generativa também pode analisar de forma eficiente os feedbacks dos clientes, medindo a satisfação e orientando ações para fidelizar o público.

Serviço:
Fórum Bares & Restaurantes
13 de junho
Expo Center Norte – SP
Patrocínio: iFood, Friboi, PicPay e Seara
Apoio: Fispal Food Service, TecToy, Uber

Comentários